segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dúvidas e Curiosidades

É verdade que a soja transgênica será estéril, isto é, o grão não servirá como semente?

Não. As sojas transgênicas sendo desenvolvidas no Brasil atualmente produzir o sementes da mesma forma que as variedades não transgênicas. Existe uma tecnologia sendo desenvolvida nos Estados Unidos e apelidada de "terminator", através da qual a semente produzida por esta planta transgênica não germina. Isto impediria que o agricultor usasse o grão produzido na sua lavoura como sementepara a safra seguinte. Entretanto, até o momento não existe nenhum produto comercial que se utilize desta tecnologia.

Quando a soja transgênica estará no mercado brasileiro?

A CTNBio deu um parecer técnico favorável à liberação para comercialização deum tipo de soja transgênica, a soja transgênica resistente ao herbicida "Round Up". No início de junho de 99, o Ministério da Agricultura e do Abastecimento emitiu o registro necessário para a produção e a comercialização de sementes no País, para cinco cultivares de soja transgênica. Entretanto, órgãos de defesa do consumidor têm obtido junto à Justiça Federal liminares que suspendem as autorizações concedidas para o plantio comercial. Acredita-se, assim, que a soja transgênica estará no mercado brasileiro quando as instituições envolvidas nessa polêmica chegarem a um consenso quanto aos impactos que o produto poderá provocar.

Quais as influências da soja transgênica na saúde humana e no meio ambiente?

Os riscos, quer para a saúde humana ou para o meio ambiente, dependem, entre outros fatores, do gene que foi inserido na soja transgênica. No caso da soja resistente ao herbicida "Round Up", não existe até o momento nenhum dado científico que mostre qualquer influência positiva ou negativa desta soja na saúde humana.

E as conseqüências para o meio ambiente?

Com base em observações obtidas em outros países, é provável que a soja transgênica resistente ao herbicida "Round Up" não trará nenhum impacto ambiental diferente da soja convencional. No entanto, a CTNBio determinou que seja feito um monitoramento científico por cinco anos nos plantios comerciais, afim de se certificar da ausência deste risco.O Brasil exporta 70% da soja que produz. Haverá alteração deste índice com a soja transgênica? Até o momento, tanto nos Estados Unidos quanto na Argentina, que já produzem soja trasngênica, estão comercializando a soja e seus derivados sem maiores problemas. No entanto, existem muitas manifestações contrárias aos alimentos transgênicos de modo geral, principalmente em países da Europa, que compram soja brasileira. Portanto, não se pode descartar a possibilidade de alguns países criarem barreiras à entrada de, pelo menos, alguns produtos transgênicos.

O que alegam os manifestantes contrários aos transgênicos?

As principais alegações são as de que as plantas transgênicas e seus derivados não foram testados por tempo longo o suficiente para se detectar os seus possíveis efeitos à saúde humana e ao ambiente. Além disso, muitas pessoas acreditam que a tecnologia de transgênicos pode trazer impactos sociais negativos, como a formação de monopólios no mercado de produção e distribuição de sementes.

Principais marcas

Nacionais: Embrapa/CTPA
Fundação MT
Fundação Triângulo Mineiro

Internacionais: NIDERA SEMENTES
SYNGENTA SED
PIONNER

4 comentários: